The Airline: Azul Brazilian Airlines




Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A (English: Azul Brazilian Airlines; or simply Azul) is a Brazilian domestic low-cost airline based in Barueri. It was established on 5 May 2008 by Brazilian-born David Neeleman, founder and former-CEO of JetBlue. The airline began service on December 15, 2008 and has ordered a fleet of 76 Embraer 195 jets. The company was named Azul after a naming contest in 2008.




According to the National Civil Aviation Agency of Brazil (ANAC) in June 2011 Azul had 8.61% of the domestic market share in terms of passengers per kilometre flown.


Azul also achieved the highest load factor in the Brazilian domestic market for 2009, with an average factor of 79.71%, an achievement held since March 2009, with an average load factor above 85 percent. Its 2009 performance allowed Azul to become the first airline in the world to board more than 2 million customers during its first year of operation.


Portuguese description below:
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras SA é uma companhia brasileira de aviação comercial de baixo custo, com sede no bairro de Alphaville, no município paulista de Barueri.

Criada e comandada por David Neeleman, norte-americano nascido no Brasil, que também foi o fundador da companhia JetBlue, dos Estados Unidos.
O início das operações se deu em 15 de dezembro de 2008. Seu presidente é Pedro Janot e seu COO (Chief Operating Officer) é Miguel Dau.
Apesar de nova, já detém cerca de 8,1% de participação no mercado, o que lhe dá a terceira colocação entre as companhias aéreas do país. Tem uma previsão de crescimento de modo a elevar esta participação para até 10% em 2011 e 13% em 2013, quando deverá servir os 25 maiores centros metropolitanos do Brasil.

A intenção inicial era de ter uma frota composta exclusivamente de Embraer E-Jets, e para tanto, encomendou 76 aeronaves, sendo 36 encomendas confirmadas e 40 com opção de compra e direito de compra. Porém, em 2009, sentindo a necessidade de atender cidades menores com voos de pequenas distâncias, encomendou aviões ATR-72, que entraram em operação a partir de 2010.

A Azul é a empresa aérea que mais rapidamente chegou a 1 milhão de clientes transportados no mundo, com menos de 8 meses de operações, no dia 13 de agosto de 2009. O recorde anterior pertencia à JetBlue Airways, que havia conquistado essa marca com apenas 10 meses de vida.

Outro recorde alcançado pela Azul em 2009 foi transformar-se na primeira linha aérea do mundo em transportar mais de 2 milhões de passageiros durante seu primeiro ano de operações.

Também foi a primeira a atingir a marca de 5 milhões de passageiros em menos de dois anos.
Em agosto de 2009 a empresa lançou a Azul Cargo, de modo a utilizar as aeronaves para o transporte de mercadorias, mas com a intenção de no futuro operar com Boeings 737 e 757.

Nos anos de 2009 e 2010 a Azul foi eleita a empresa aérea mais pontual do Brasil.



0 comments:

Post a Comment

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates